História e Desenvolvimento do Linux

Posted by infountl on 6:46 PM with No comments

Em 1969, Ken Thompson e Dennis Ritchie (também desenvolvedores de linguagem C), pesquisadores da AT & T Bell Laboratories of America, criaram o sistema operacional UNIX, o precursor do Linux. O UNIX recebe muita atenção porque é o primeiro sistema operacional criado não pelo fabricante de hardware. Além disso, porque todo o código-fonte é feito com linguagem C, facilitando a transferência para várias plataformas.

Em pouco tempo UNIX desenvolveu-se em duas linhas: UNIX desenvolvido pela Universidade de Berkeley e desenvolvido pela AT & T. Depois disso, muitas empresas começaram a se envolver, e houve uma competição envolvendo muitas empresas para assumir o controle no campo do sistema operacional. Esta competição causa a necessidade de padronização. Daí surgiu o projeto POSIX, liderado pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), com o objetivo de definir as especificações padrão do UNIX. Desde então, tem havido muitos tipos diferentes de UNIX.
Um deles é o MINIX feito por A. S. Tanenbaum para fins educacionais. O código fonte do MINIX é o que Linus Torvalds, um estudante da Universidade de Helsinki na época, usou como referência para criar um novo sistema operacional livre e cujo código-fonte é publicamente acessível. O sistema operacional é então chamado Linux. Na construção do Linux, o Linus usa ferramentas do Free Foundation Software licenciado pelo GNU. Então, para tornar o Linux um sistema operacional completo, ele incorpora programas que também são licenciados pelo GNU.
A partir do sistema operacional Unix desenvolvido e implementado na década de 1960 e lançado pela primeira vez em 1970. Sua disponibilidade e alto fator de compatibilidade fizeram com que fosse utilizado, copiado e modificado extensivamente por instituições acadêmicas e empresários.
O Linux é um sistema operacional multiusuário e multitarefa, que pode ser executado em várias plataformas, incluindo processadores INTEL 386 e superiores. Este sistema operacional implementa o padrão POSIX. O Linux pode interoperar bem com outros sistemas operacionais, incluindo Apple, Microsoft e Novell.O nome Linux em si foi derivado de seu criador original, LINUS TORVALDS, na Universidade de Helsinque, na Finlândia, que na verdade se refere ao kernel de um sistema operacional. O Linux já foi um projeto de hobby realizado por Linus Torvalds que se inspirou no Minix.Minix é um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andy Tanenbaum em 1987.Agora o Linux é um sistema UNIX completo, ele pode ser usado para redes, desenvolvimento de software e até mesmo para uso diário. O Linux tem sido usado em vários domínios, de sistemas embarcados a supercomputadores, e teve uma posição segura na instalação de servidores da Web com seu popular aplicativo LAMP. O Linux é agora uma alternativa muito mais barata ao sistema operacional do que ao sistema operacional comercial, com recursos de Linux equivalentes ainda mais. Esses ambientes de sistema operacional incluem:

     Centenas de programas, incluindo compiladores, intérpretes, editores e utilitários
     Ajudas que suportam conectividade, Ethernet, SLIP e PPP e interoperabilidade.
     Produtos de software confiáveis, incluindo as versões mais recentes de desenvolvimento.
     Grupo de desenvolvedores espalhados por todo o mundo que trabalharam e fizeram
Linux portátil para uma nova plataforma, bem como suporte a uma comunidade diversificada de usuários de necessidades e locais e também atuando como uma equipe de desenvolvedores.A história do Linux lida com o GNU. O projeto GNU, que começou em 1984, tem como objetivo criar um sistema operacional compatível com Unix totalmente compatível e consiste totalmente em software livre. Em 1985, Richard Stallman fundou a Free Software Foundation e desenvolveu a Licença Pública Geral GNU (GNU GPL). A maioria dos programas exigidos por um sistema operacional (como bibliotecas, compiladores, editores de texto, shells Unix e sistemas de janelas) foi concluída no início dos anos 90, embora elementos de baixo nível, como drivers de dispositivo
O Linux não tem um logotipo que pareça interessante, apenas um pássaro pinguim que mostra uma atitude relaxada ao caminhar. Este logotipo tem uma origem única, inicialmente não há logotipo representando marca registrada do Linux até que Linus (O Inventor) tira férias para o sul e encontra um pequeno e curto linux que acidentalmente mordeu o dedo. Isso a deixou com febre por dias. Este incidente inspirou-o a usar pinguins como seu logotipoTUX, o nome de um pinguim que se tornou o logotipo mascote do linux. TUX pelo artista Larry Ewing na época em que os desenvolvedores sentiam que o Linux deveria ter um logo de marca registrada (1996), e na sugestão James Hughes selecionou o nome de TUX